[en] [es] [pt]

lista projectos

<< >>

 

 

 

lista projectos

<< >>

 
 

Piscinas da Marinha Grande
Marinha Grande
2010

 

 

 

O edifício é concebido como um grande contentor, cintado pela estrutura, na qual pilares e vigas se fundem, num único elemento, constituindo um todo indivisível, de grandes dimensões. São como grandes “costelas” que criam uma “caixa” que serve para acolher os “órgãos” de que se compõe o programa. É a multiplicação destas peças que, além de gerar o próprio edifício, define também a relação dos seus espaços interiores com o exterior, numa permeabilidade recíproca que se quer disciplinada e nem sempre evidente.

A repetição de um mesmo elemento construtivo irá permitir a introdução de discretas variações que possibilitam o estabelecimento de uma cumplicidade na sua articulação. A unidade do todo poderá então existir a partir de elementos isolados, enquanto imagem prevalecente do conjunto.

A volumetria, independentemente da sua maior ou menor diversidade, terá na repetição do elemento arquitectónico, estruturalmente presente, o seu ponto de convergência, mas também o fundamento da sua diferença e também a garantia da sua particularidade.